Aumentar A Autoestima: Como Funciona

Aumentar A Autoestima: Como Funciona

Toda mulher sabe que aumentar a autoestima não é algo fácil, é um projeto que vem aos poucos e que ganha espaço em nossas vidas gradualmente. Também sabemos que, sem ela, todo o nosso humor fica para baixo.

Como dito anteriormente, é um processo lento e que irá exigir de você muita dedicação. Entretanto, algumas coisinhas já podem ser colocadas em prática para que você se sinta melhor consigo mesma.

mulher sentada no chão

Ao terminar esse artigo você já poderá começar a colocar em prática todos esses ensinamentos e quando menos perceber já irá notar uma mudança nítida em como você se relaciona consigo mesma.

A importância de aumentar a autoestima

Primeiramente, qual a importância de aumentar a autoestima? Porque essa palavrinha é tão importante na vida de todos, principalmente de uma mulher?

A autoestima é como nós nos sentimos com nós mesmas e ao contrário do que muitos pensam, não tem nada a ver com estética. Autoestima é algo que vem de dentro.

mulher triste

A importância dela está em todos os níveis de nossas vidas. Uma mulher com autoestima e amor próprio tem relações mais saudáveis e também consegue melhor desempenho no ramo profissional.

E se você quer ser um “mulherão”, então precisa correr atrás da sua autoestima. Se colocar para baixo é uma crueldade com você e todas as mulheres merecem se sentir bem para viver uma vida mais feliz.

Primeiro passo para aumentar a sua autoestima

Há uma coisa que você deve entender de uma vez por todas sobre aumentar a autoestima: isso não tem nada a ver com estética.

É claro que a pressão estética que recai nas mulheres por conta da imposição de um padrão inalcançável é um dos maiores motivos da falta de autoestima.

Entretanto, as mulheres precisam entender que ser bonita NÃO é sinônimo de ter autoestima.

mulher se olhando no espelho

Pode ter certeza que a maioria das blogueiras que seguem um padrão de beleza não tem das melhores autoestima, pois a pressão que recai sobre elas chega a ser cruel.

Ter autoestima é algo que vem da mente, não do seu físico ou estilo. Eles podem, sim, ajudar, mas sem trabalhar a sua mente de nada vai adiantar você ser a mulher mais bonita do mundo.

Então, entenda isso: você é uma mulher incrível por ser quem é, não caia na pressão estética de uma sociedade machista.

Foque em hábitos que irão fazer bem para você

Para aumentar a autoestima e ficar bem consigo mesma é preciso focar em hábitos que te fazem bem. Quando falamos em “fazer bem”, queremos dizer atividades que trarão bons resultados para o seu corpo e sua alma.

Infelizmente é difícil para as mulheres desvincularem a autoestima com a imagem, mas podemos fazer uma união disso com o útil ao agradável.

A prática de atividades físicas, por exemplo, faz muito bem para sua saúde física e mental. Encontrando algo que você realmente goste de fazer, com certeza se sentirá melhor consigo mesma.

mulher se exercitando

Seu corpo irá mudar, sua disposição irá aumentar, estresse/ansiedade irão diminuir, enfim, somente benefícios! Mas, lembre-se, encontre algo que lhe deixe feliz.

Academia é chato para você? Busque aulas de zumba, funcional ou até artes marciais. Não é para ser uma obrigação, é para ser um momento de prazer com você!

Mantenha uma alimentação saudável

O mesmo vale para a alimentação saudável. Você sabia que muitas pessoas desencadeiam depressão por falta de vitamina B no corpo? Uma alimentação saudável e balanceada faz bem para seu corpo e mente também.

Além de impulsionar os resultados das atividades físicas você se sentirá mentalmente melhor!

mulher comendo

Veja bem, não estamos falando de dietas e, sim, de uma alimentação leve, balanceada e muito variada. Elimine alimentos que não fazem bem e invista em produtos naturais.

Sua pele, cabelo e unhas irão mudar depois de uns meses e isso também ajudará a aumentar a autoestima, pode ter certeza! Afinal, uma mulher com uma pele macia e sem acnes não quer guerra com ninguém!

Leia e entenda sobre autoestima

Já foi falado mais de uma vez que autoestima não é estética. Mas, claro, isso entrar em nossa cabeça não é uma tarefa fácil.

E isso é algo que é totalmente compreensível, pois crescemos achando que para ter autoestima era necessário ser magra, branca, cabelo liso, etc., etc.

É importante que você abra a sua mente para estudar sobre o assunto. Leia matérias, livros e assista programas sobre autoestima. No caso das mulheres, o feminismo também ajuda muito a te aceitar da forma que você é.

mulher feliz

Tudo isso fará com que você passe a se enxergar de forma diferente. O reflexo que você vê no espelho irá causar outra impressão, mesmo que você esteja fisicamente idêntica.

Para aumentar a autoestima se aceite e se houver necessidade de mudança, que seja porque VOCÊ quer.

Se necessário, faça uma mudança externa

Quando começamos a entender mais sobre essas questões e praticar atividades que nos fazem bem, começamos a ver a mudança dentro de nós.

Muitas vezes o nosso exterior não acompanha a mulher que estamos nos tornando e, às vezes, uma mudança no visual passará a refletir mais a mulher que você é agora.

mulher no balanço

Não é no sentido de atingir um padrão, mas de mostrar mais da sua nova personalidade em seu visual. Uma mudança é sempre bem-vinda e acaba melhorando a nossa autoestima também.

Passou a vida toda com o cabelo comprido? Corte! Faça um modelo que você nunca usou, mas sempre teve curiosidade. Permita-se ser uma nova e linda mulher (mas que seja linda para VOCÊ).

Foque naquilo que você manda bem

A vida profissional não pode ficar de fora disso. O Sucesso profissional influencia, sim, em nossa autoestima.

Não estamos querendo que você se mate de trabalhar, mas que você busque fazer o seu papel bem feito! Você receberá reconhecimento profissional e verá que a sua vida começará a caminhar bem em todos os âmbitos.

mulher se abraçando

Não está contente com o seu trabalho? Comece a buscar novas oportunidades e não se acomode. Aumentar a autoestima também irá mudar a forma com que você conversa com os outros e os recrutadores sentirão mais firmeza em você.

Cuidado ao tentar aumentar a autoestima nas redes sociais

Já foi falado um pouco sobre isso nas entrelinhas, mas é preciso dar o devido destaque: não deixe que as redes sociais acabem com a sua autoestima.

Nada lá é real. As blogueiras e modelos passam por uma série de procedimentos estéticos e ainda enchem a foto de Photoshop. Sendo assim, é um padrão que você não irá alcançar.

mulher rindo

Considere reduzir o seu tempo nas redes. Veja apenas a interação com seus amigos.

E se você quer mostrar essa nova mulher nas redes sociais, sem problema algum. Mas, lembre-se: não é uma foto com poucos likes que irão te definir. As redes sociais não são um reflexo do que você é.

Mantenha a sua autoestima independente das redes sociais. Você é uma nova mulher para você se sentir melhor, não para agradar os outros.

Então, em resumo: para aumentar a autoestima, sinta-se bem com quem você é e não tente atingir algo para agradar os outros. Se achar necessário mudar esteticamente, mude, mas faça isso por você.

Sobre o Autor

Fernanda Vieira
Fernanda Vieira

Psicóloga formada na USP de Ribeirão Preto é coach e especialista em relacionamentos.