O que é um relacionamento rebote?
O termo relacionamento rebote pode não ser muito conhecido pelas pessoas, mas, ainda assim, é muito comum encontrar pessoas que se envolvem neste tipo de relacionamento, principalmente quando desejam superar algum tipo de mágoa.
Mas, é preciso entender quais são as consequências deste tipo de relacionamento e qual a sua definição, para entender mais sobre este tipo de envolvimento emocional.
Continue lendo a seguir e entenda o que é um relacionamento rebote, para conhecer suas consequências e a forma como ele é capaz de afetar a vida das pessoas.
Entenda o que é um relacionamento rebote
O relacionamento rebote é o termo utilizado para denominar que relacionamentos são emendados, ou seja, quando a pessoa termina um relacionamento e já começa um novo logo em seguida.
De acordo com diversos psicólogos, existe uma explicação para isto acontecer e pode ser devido aos traumas determinados em um tipo de término, que podem ser “resolvidos” em um outro relacionamento.
E, com isto, o relacionamento rebote pode ser um método para curar as mágoas e feridas deixadas por outra pessoa em seu emocional.
Mas, de acordo com pesquisas, dados apontam que estes tipos de relacionamento costumam durar muito pouco, apenas cerca de 3 meses em média.
Entenda qual o objetivo dos relacionamentos rebotes
De acordo com diversos estudiosos e psicólogos, este tipo de relacionamento rebote possui um propósito que pode ser percebido em um padrão.
Normalmente, as pessoas que se envolvem em um novo relacionamento, logo após o término, podem buscar formas de se curarem mais rapidamente, passando por cima da solidão.
Este tipo de relacionamento acontece com muita frequência, pois as pessoas acreditam que dessa forma, é possível esquecer seu antigo parceiro ou parceira mais rapidamente.
Além disso, o relacionamento rebote pode oferecer ainda outros pontos positivos para quem acabou de terminar um namoro, como:
- Os relacionamentos emendados, ou rebote, são de grande ajuda na hora de oferecer uma maior recuperação emocional, permitindo que a pessoa mantenha sua autoestima elevada;
- É um método mais fácil para se esquecer de outro relacionamento e do sofrimento que isto pode ter trazido;
- Melhora o bem-estar das pessoas;
- Faz com que os encontros com o ex companheiro ou ex companheira fiquem ainda mais difíceis;
- Oferece uma grande oportunidade de estímulo social e aumento do círculo de pessoas;
- Ajuda a curar as mágoas do antigo relacionamento e superar qualquer sentimento negativo;
- Oferecem uma companhia e combatem a solidão que um término de namoro é capaz de proporcionar.
Porque muitas pessoas costumam procurar por relacionamentos rebotes e manter este padrão de relação?
Não existe uma fórmula mágica sobre os meios de se relacionar e, por isso, é impossível prever qual o momento certo de se relacionar novamente, compreendendo se está cedo ou tarde para isto.
Mas, apesar disso, ainda assim muitas pessoas acabam buscando por um modelo de relacionamento rebote, se envolvendo em características típicas deste formato de relação.
Confira os sinais de um relacionamento rebote a seguir e entenda se a sua relação se encaixa neste modelo:
Se relacionam mesmo com a sensação de que ainda é muito cedo
O relacionamento rebote acontece, na maioria das vezes, pois as pessoas buscam por um reconforto nos braços de um novo parceiro.
Mas, apesar disto, o seu desejo inicial não é buscar por um relacionamento e seu envolvimento com a nova pessoa acaba saindo do controle.
Normalmente, o ideal para superar um término de namoro e entrar em um relacionamento sério, é o prazo de 3 meses, em média, para garantir que as feridas emocionais tenham sido curadas e a nova pessoa não terá nada a ver com a sua recuperação.
Desejo constante de causar ciúmes em seu ex companheiro
Algumas pessoas buscam um novo relacionamento com o objetivo de mostrar para o seu ex que o término já foi superado e que sua vida andou.
Mas, este pode ser um motivo egoísta, que beira a irresponsabilidade, principalmente para com a nova pessoa, que não tem nenhum tipo de relação com o seu namoro anterior.
O desejo de não se envolver com ninguém
Pessoas que ficam durante muitos anos com o mesmo parceiro, podem ter certa dificuldade de se envolver novamente após o seu término.
Isto porque, a fé no amor pode ser perdida e, por isto, estas pessoas costumam buscar por relações com um objetivo mais casual.
Não conhecem seu parceiro suficiente para manter um relacionamento
Para se envolver com alguém, primeiro é preciso descobrir se vocês são compatíveis, conhecendo mais a fundo esta pessoa.
Mas, normalmente, nos relacionamentos rebote as pessoas costumam não conhecer muito bem os seus parceiros, impedindo que o relacionamento evolua.
E, por isto, estes modelos de relacionamentos costumam ter uma durabilidade maior, pois as pessoas acabam se entregando sem nem conhecer seus parceiros o suficiente.
Mas existem relacionamentos que funcionam?
Como vimos, os relacionamentos rebotes têm pequenas chances de durar, já que as pessoas que entram neste tipo de relação, tem como principal objetivo combater a solidão e superar o antigo companheiro.
Mas, isto pode trazer grandes danos ao desenvolvimento destas relações e até mesmo para os sentimentos dos novos parceiros, fazendo com que seu fim seja ainda mais doloroso.
Porém, apesar disto, existem alguns relatos de relações que começaram relações dessa maneira e acabaram se apaixonando de fato, conseguindo um relacionamento sólido e duradouro.
Isto pode acontecer nos casos de términos que ocorreram em decorrência a muitas brigas e desentendimentos, onde há muito tempo os parceiros já não se viam felizes dentro desta relação.
Nestes casos, o relacionamento pode ter esfriado, esperando apenas pela iniciativa de seus parceiros terminarem.
Dessa forma, pessoas que se encontram neste tipo de relação, se encontram prontas para conhecer novas pessoas e seguir com outros relacionamentos, sem trazer para suas próximas experiências mágoas das experiências passadas.
O relacionamento rebote pode ser considerado uma das principais fugas que as pessoas realizam de si mesmas e isto pode ser algo perigoso, pois os momentos de solidão servem também para autoconhecimento.
Quando estamos fora de um relacionamento, aprendemos a conviver melhor com nós mesmos e apreciar nossa própria companhia.
E, com isto, as exigências para um novo relacionamento se tornam ainda maiores e, permitindo que a próxima relação seja mais leve, livre dos erros do passado.
Mas, apesar disto, existem ainda pessoas que seguem com novos relacionamentos, mesmo que um rebote e tem a sorte de encontrar uma pessoa com as características ideais para o seu tipo de relacionamento.
Não existe uma regra quando o assunto é envolvimento amoroso. Mas, apesar disto, é extremamente necessário ter responsabilidade afetiva e garantir que o seu novo parceiro esteja ciente sobre a forma com que você se sente.
Se você não tem certeza sobre o seu relacionamento, procure se conhecer melhor e entender seus sentimentos de forma clara.
Agora que você já sabe o que é um relacionamento rebote, pode identificar melhor suas experiências amorosas e fugir de padrões de envolvimento, buscando novas formas de se conhecer ainda mais quando o assunto é relacionamento amoroso.